Projetos

Projeto da Brinquedoteca: Brincar é Desenvolver !


                                JUSTIFICATIVA

A criação de um espaço lúdico-pedagógico, que atenda aos dependentes dos servidores, na faixa etária de o a 5 anos, prioritariamente. A esse espaço cultural chamaremos de brinquedoteca, porque visará acima de tudo, o acesso às crianças aos brinquedos e às brincadeiras, assim como à leitura. Para fins deste trabalho, usaremos o termo brinquedoteca, e não ludoteca queremos esse espaço para leitura e brincadeiras. Salientamos que a brinquedoteca foi conquistada pela gestora atual Rosiane Cabral Mercês de Souza, através de um projeto da Lojas Guaibim.






Lembremos-nos de que brincar é apenas um jeito gostoso de aprender. Um ensaio para a realidade, ou seja,brincar aprendendo.Uma necessidade vital para os pequenos, na medida em que, é brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades Portanto, diz-se que “brincar é essencial à saúde”.
Física, emocional e intelectual do ser humano.No entanto, no agitado mundo contemporâneo, nem todas as crianças têm oportunidades reais iguais de exercerem a infância. Por isso, a importância da criação de uma brinquedoteca para resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitado.Mas,afinal,o que é uma BRINQUEDOTECA ? Vejamos duas definições claras e objetivas:
É um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a”.Uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É umLugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar.
A brinquedoteca é o espaço onde todas as crianças vão chegando para brincar, para resgatar brincadeiras, para compartilhar momentos de alegria, possibilitando a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo,sobretudo às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo. É a oportunidade que
 Também se apresenta ao adulto consciente, desde o educador de rua até os líderes da sociedade, de oferecer de volta a elas seu direito de ser criança.”(Oded Grajew)Pelas definições acima, vê-se que, as brinquedoteca são essenciais às crianças, como forma de apreensão da realidade que as circunda.
As coisas do mundo real podem ser-lhes apresentadas de diversas formas, como no desenho próprio, na escultura, na colagem, na música, na dramatização, na mímica, na dança, na leitura, entre outras. O que deve ser encorajado pelos técnicos em recreação infantil com relação aos menores é a capacidade de criação dos mesmos, ao se comunicarem e se expressarem livremente.A brinquedoteca vem se desenvolvendo mundialmente como um espaço privilegiado para a criança. É um local onde esta vai ter obrigações e deveres, mas vai aprender de forma prazerosa e cooperativa. Partilhando ou competindo, as atitudes que surgem são negociadas naturalmente durante a atividade lúdica. Na brinquedoteca a criança é estimulada a brincar, pois existe a possibilidade de acesso a uma grande variedade de brinquedos, e tudo convida a imaginação e o prazer.


                            OBJETIVO


*Objetivo específico:


 O objetivo desse projeto está voltado para desenvolver ações de recreação, arte, literatura Infantil e educação na brinquedoteca.E tem como objetivo essencial de proporcionar um interação entre crianças,contribuindo para o desenvolvimento emocional e favorecendo aprendizagem significativa estando integrada com a proposta pedagógica da creche e pré-escola.


*Objetivo Geral:





 *Valorizar o brincar como proposta pedagógica na Educação Infantil.
 * Proporcionar ás crianças um espaço alegre e motivador com uma diversidade de brinquedo de qualidade.


*Descobrir através de depoimento dos professores, quais são os fatores que dificultam ou favorecem a prática do docente na sala de aula, voltada para os jogos e brincadeiras.
*Comparar o desenvolvimento das crianças que são estimuladas através dos jogos e brincadeiras, com as crianças que não possuem esse tipo e prática e atividade na sua vida escolar.

  *Contribuir para o desenvolvimento psicológico, cognitivo, psicomotor e social das crianças;
  *Valorizar o brincar e a leitura livremente.